O Gato na imprensa (Prijornal)

"O Gato"
Os amigos do GTF brilharam

A Oficina de Teatro da Escola no Estabeleimento Prisional de Paços de Ferreira, a convite do GTF (Grupo Teatral Freamundense), deslocou-se à Associação de Socorros Mútuos Freamundense, em Freamunde, a fim de assitir à peça levada à Cena pelo referido grupo - O Gato.
Foi no sábado, dia 7 de Junho, que vivemos mais um momento especial. Atendendo a que nesse mesmo dia a Seleção Portuguesa fazia o seu 1º jogo no Euro 2008, os alunos/reclusos atravessaram os muros que os ceram, mais cedo, e assitiram ao jogo nas instalações da referida Associação. O resultado do jogo deixou-nos felizes e com a disposição ideal para assistir à representação que, pouco tempo depois, se iniciou Por volta das 22 horas, os nossos amigos, creio que os podemos tratar assim, subiram ao palco e encantaram-nos com a sua actuação. Foi muito especial, rimo-nos como há muito tempo não o faziamos. Durante cerca de 2.30 horas esquecemo-nos da nossa condição e fomos, genuinamente, felizes. Rimo-nos a bom rir, "só esperamos não ter incomodado..."
No final da actuação foi-nos, mais uma vez, ofertado um lanche. À volta da mesa fomos confraternizando, trocando experiências e partilhando o gosto comum pelo Teatro, pela arte de representar, pelo pó do palco, pela partilha de vidas interpretadas e reinventadas por aqueles que se dispõem a vivê-las, aqueles que, generosamente se entregam à nobre arte de representar.
Em Freamunde sabe-se receber, sem dúvida alguma, o GTF sempre nos acarinhou e tratou com deferência a que não estamos habituados. Por isso e por generosamente nos terem aberto as portas agradecemos de forma sentida. Vocês são excepcionais, Bem Hajam.
À Direcção do Estabelecimento Prisional e à sua Escola Secundária agradecemos a parceria que têm vindo a estabelecer. As oportunidades que nos têm dado, de progressivamente, ir entrando na sociedade aonde queremos voltar, de forma definitiva. Ás nossas Coordenadoras, Drª Carla Leão e Drª Teresa Côrte-Real agradecemos a dedicação e o empenho à Oficina de Teatro, os principais beneficiados somos sempre nós. Aos guardas que nos acompanharam, muito obrigado, os senhores foram impecáveis.

Armando Gonçalves

in Prijornal - nº9 - Julho de 2008

http://prijornal.com.sapo.pt/

Oficina de Teatro do EPPF veio ao Gato

Sem comentários: