Oficina de Teatro do EPPF veio ao Gato

A Oficina de Teatro da Escola no Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, criada no ano lectivo de 2005/06, veio novamente à rua com os seus alunos, deslocando-se, no passado espectáculo (7 de Junho) ao Auditório da Associação de Socorros Mútuos Freamundense, para assistirem à peça "O Gato".
Desta vez não foi propriamento ao palco que vieram, mas ficaram antes do lado de lá, como espectadores atentos e apreciadores das lides de palco.
Recorde-se que foi já nesta casa que se fez história quando no último ENTAF vieram repersentar pela primeira vez uma versão adaptada de «Uma gota de mel», peça escrita por Leon Chancerel.

Desde o início, a oficina tem mantido uma actividade constante e vantajosa para os reclusos que dela fazem parte, tentando distribuir-lhes o tempo e ocupa-lo com actividades lúdicas e do máximo interesse para eles, quer seja em termos presentes ou que os prepare
para o futuro.

A ideia de os levar ao teatro para assistirem a algumas peças de interesse geral é formá-los para esta área que lhes tem captado tempo e interesse, ou seja, é verem e sentirem in loco a dimensão do mundo do teatro e aprenderem mais´com os grupos e actores teatrais.
Este foi então mais um momento especial para os elementos da oficina que, com esta iniciativa dão mais um passo para o seu projecto de construção para a liberdade, representando um incentivo para todos os envolvidos neste projecto e, sobretudo àqueles que procuram abrir brechas nos muros da sua prisão em busca de raios de esperança e caminhos que os conduzam à liberdade plena.

Destaque ainda para o convívio que mais uma vez se repetiu no final entre os actores da peça "O Gato" e os membros da Oficina de Teatro, com a nuance de este convívio também se ter feito nos momentos que antecederam o espectáculo, em que todos se reuniram à volta de uma televisão para apoiarem a seleção das quinas.


post "Revolta dos Capões" sobre a 1ª visita da Oficina de Teatro do EPPF

Sem comentários: