O Gato em cena até dia 14/6


"O Gato" tem-se revelado uma agradável peça, com o público a sair bastante satifeito depois das duas horas e meia que dura o espectáculo.
A melhor publicidade que tem sido feita, é mesmo a opinião positiva de quem viu (nalguns casos mais do que uma vez) a peça até agora.
A sala tem estado preenchida e no último sábado houve mesmo gente que já não conseguiu adquirir ingresso para aquela sessão.
Por isso se pretende assitir a esta peça do GTF, seja previdente e reserve o bilhete ou compre-o antecipadamente na papelaria Papelinha em Freamunde.
De qualquer forma a peça manter-se-á em cena todos os Sábados até ao dia 14 de Junho.

O Gato na imprensa (TVS)

GTF apresenta “O Gato"

“O Gato", comédia fantástica de Henrique Santana, é a mais recente peça produzida pelo Grupo Teatral Freamudense com encenação de JFernandez
Toda a trama desta história inverosímil e fantástica se desenvolve em torno de "o querer", única força que tudo consegue, até mesmo de transformar "o gato" num ser humano (com características de felino) e cuja comicidade advém, de equívocos e situações hilariantes. O Gato estará em cena todos os Sábados a partir do dia 26 de Abril e até 14 de Junho, às 21:30h no palco da Associação de Socorros Mútuos Freamundense.


in TVS - 17 de Abril de 2008

O Gato na imprensa (Tribuna)


O Novo Acto do Teatro do "GTF"

Já estreou "O Gato" a última produção do Grupo Teatral Freamundense, uma comédia em dois actos de Henrique Santana, o qual só esteve disponível para convidados, e que de resto apreciaram e muito este regresso do GTF aos palcos e com uma peça.
A estreia teve lugar na noite do passado sábado, no auditório da Associação de Socorros Mútuos de Freamunde, sendo que a encenação da peça está a cabo do encenador João Fernandez.
São vários os actores presentes em palco tais como Ricardo Graça, Jorge Costa, Aida Gomes, José Santos, Catarina Campos, Francisco Graça, Bruna Ribeiro, Tó Almeida; Marta Mendes, Sílvia Alonso e Tânia Leão.
O tema desta peça, que sobe ao palco de novo a 12 e 26 deste mês de Abril, co bilhetes à venda na papelaria Papelinha, em frente à Galp/JCA, tem como acção principal o casamento de Carlos e Teresa... numa história que inclui a "magia" de transformação e várias peripécias.
Uma peça a não perder!

in Tribuna Pacense - 11 de Abril de 2008

O Gato na imprensa (Imediato)

GTF apresenta "O Gato"

O Grupo Teatral Freamundense fez a ante-estreia da peça "O Gato", no passado sábado , na Associação de Socorros Mútuos Freamundense. Escrita por Henrique Santana, filho de Vasco Santana, a peça é uma deliciosa comédia onde o fantástico, o inverosímil, os enganos (e desenganos), são uma combinação de gargalhas e humor... Para ver, nesta sala de teatro, aos sábados, a partir das 21h30 e até ao próximo mês de Junho.

in Imediato - 11 de Abril de 2008

O Gato na imprensa (Gazeta)


Grupo Teatral estreia peça "O Gato"

A nova peça do Grupo Teatral Freamundense que se intitula “O Gato” foi encenada por João Fernandes e conta com a participação dos actores: Ricardo Graça, Jorge Costa, Aida Gomes, José António Santos, Catarina Campos, Francisco Graça, Bruna Ribeiro, Tó Almeida; Marta Mendes, Sílvia Alonso e Tânia Leão.
Esta Comédia em dois actos tem como acção principal o casamento entre Carlos e Teresa. Carlos que partiu para África deixou noiva, Teresa em Portugal que entretanto foi prometida a Romualdo caso Carlos não chegasse. A madrinha de Carlos ao rezar com tanta força para a chegada do seu sobrinho acaba por transformar o seu gato em homem e dessa forma ao convencê-lo a fazer-se passar por Carlos evitar que Teresa se case com Romualdo.
Após muitas peripécias o gato transforma-se novamente em gato e Carlos aparece vindo de África.
A estreia, apenas para convidados, teve lugar na Associação de Socorros Mútuos Freamundense, no passado dia 5.
Depois da estreia irá decorrer nova apresentação todos os sábados, no mesmo local (Associação de Socorros Mútuos Freamundense) pelas 21,30 horas. Uma peça a não perder.


in Gazeta de Paços de Ferreira - 10 Abril 2008

ficha técnica

uma produção do
Grupo Teatral Freamundense
.
com encenação de
JFernandez
.
Carlos Jorge Costa
Amélia Sílvia Alonso
Novais Ricardo Graça
Carlota Aida Gomes
Teresa Bruna Ribeiro
Maria Marta Mendes
Castro Francisco Graça
Joaninha Catarina Campos
Toni Tó Almeida
Romualdo José António Santos
Laura Barradas Tânia Leão
.
Direcção de actores
JFernandez
.
Atentos
Arménio Ribeiro; Ricardo Machado
.
Criação de Cenários, Sonoplastia e Iluminação
Maximino Teixeira, Arménio Ribeiro, Carlos Felgueiras; Diogo Gomes; Francisco Graça; Gabriel Carvalho; JFernandez; João Campos; Joaquim Pinto; Nuno Leão; Paulo Carvalho; Pedro Lopes; Ricardo Graça
.
Design Gráfico e Blog
Nuno Leão
.
Criação de figurinos
JFernandez
.
Caracterização e cabelos
Albertina Valente; Fátima Moreira

Podemos-nos imaginar, no ano de 1963, em Lisboa, uma sala de estar de requintado bom gosto. Uma mistura de móveis e boas peças antigas com maples e sofás modernos, mas não afrontosos. Uma sala onde possa viver uma senhora com um bom rendimento herdado da família e um gato herdado não se sabe de quem..

Henrique Santana

Henrique Júlio Martins Santana - Encenador e autor dramático português nascido em 1924 (7 de Maio), em Lisboa, e falecido em 1995 (1 de Julho), na mesma cidade.
Filho do grande actor Vasco Santana, a sua carreira teatral como actor e autor foi assinalada por grandes êxitos, dos quais a comédia fantástica "O Gato", estreada em 1963 no Teatro Monumental e reposta em 1979 no Teatro Laura Alves.

O Gato

"O Gato", comédia fantástica de Henrique Santana, é a mais recente peça produzida pelo GTF com encenação de JFernandez
Toda a trama desta história inverosímil e fantástica se desenvolve em torno de “o querer”, única força que tudo consegue, até mesmo de transformar “o gato” num ser humano (com características de felino) e cuja comicidade advém, de equívocos e situações hilariantes.